22.3.07

Jararaca (Bothrops jararaca)

A jararaca é uma serpente peçonhenta muito comum na região sudeste do Brasil. Habitam regiões de campos e florestas onde alimentam-se basicamente de pequenos roedores. Seu veneno é altamente necrosante e coagulante.

Um pesquisador brasileiro descobriu no veneno da cobra uma substância para controlar a hipertensão, o Captopril, . O laboratório Bristol Myers- Squibb registrou o princípio ativo contra pressão alta, rendendo cerca de US$ 2,5 bilhões de dólares. O Brasil paga royalties, como o resto do mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Adrian e Carolina,
Essa contradição é realmente uma injustiça. Os Brasileiros deveriam saber utilizar melhor as riquezas próprias e a inteligencia que deus lhes deu. Talvez se a ciência e a educação recebesse maiores incentivos e existissem leis praticadas de proteção da nossa fauna e flora contra exploração externa, fatos como esse não acontecessem.
Gostei da fotografia que colocou. Quais são os direitos autorais dela? Preciso de uma foto como essa pra ilustrar meu trabalho em um site de experimentos da UFMG www.pontociencia.org.br . Será que posso utilizá-la?
Obrigada!